JESUS É A LUZ , PARA O MUNDO CERCADO PELAS TREVAS

JESUS É A LUZ , PARA O MUNDO CERCADO PELAS TREVAS
JESUS CRISTO É A SALVAÇÃO

Sejam bem Vindos

JESUS CRISTO É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA ,
NINGUEM VAI AO PAI SEM JESUS!


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Prontos a Ouvir e tardios em retrucar...

 
 
"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque na ira do homem não opera a justiça de Deus." (Tiago 19 e 20).
 
    Passamos tanto tempo, questionando nossa sociedade, nossa vida, nosso mundo, almejamos a tão sonhada paz, mas não nos preocupamos em procurar a resposta no manual, que Deus carinhosamente nos deixou.
    A bíblia é o livro mais impresso no mundo, e são raras as casas que não possui um exemplar, entretanto, em muitas delas tão somente, não passa de um mero enfeite de estante, ou, permanece na empoeirada pagina 91, como se fosse assim que se pudesse afastar o mal de nossas vidas.
     Quero neste momento falar sobre a importância de conhecer este livro, que é um verdadeiro manual de "viva bem", na bíblia encontramos instruções precisas e sábias sobre questões ligadas a nossos relacionamentos amorosos, familiares, conjugais, em questões financeiras, questões de saude, questões de ansiedades, medos, aprendemos como viver melhor com o nosso próximo.
   E este é o tema dessa mensagem, o texto base é o de Tiago 1, dos versículos 19 a 20, onde recebemos a orientação, de sermos prontos para ouvir, tardios em falar e tardios em irar, pois a ira do homem não opera a justiça de Deus.
   A meu ver, quando lemos sejamos pronto para ouvir, a ideia é de solidariedade, cumplicidade, e lealdade, porque, em muitas vezes uma pessoa precisa de alguém que o escute, que o mostre que ele é importante, precisamos estar atentos ao nosso próximo, muitas pessoas pagam verdadeiras fortunas a psicólogos, apenas para serem ouvidos, porque nesse mundo apressado e tão compromissado, em que vivemos hoje, as pessoas ficaram carentes de conversar, de ter tempo para ouvir, para falar e isso os leva a terapias e mais terapias.
    Outra coisa que também me vem a memoria , quando leio ser pronto a ouvir, são aquelas palavras que nem sempre queremos, ou gostamos de escutar, sejam elas críticas, reclamações, insultos e agressões verbais de toda espécie, não é fácil, digo por experiência própria, sermos insultados ou mesmo humilhados, porque nossos ouvidos não são prontos a ouvir, porque se nós formos prontos, quer dizer preparados para ouvir algo que não nos agrade não ficaremos abalados com as mesmas.
     Quanto a tardio para falar e tardio para irar, entendo que Tiago, nos orientava no principio de que aquele que muito fala, tende a se equivocar mais, a ofender mais, a ter mais do que se desculpar, caso se engane naquilo que diz, aquele que fala muito não escuta muito por tanto tende a se prender aos seus próprios entendimentos, eximindo-se de novos aprendizados. Sendo tardios ao falar, temos mais tempo em refletir no que há de ser dito.
    Em relação a sermos tardios em irar, trago isso ao nosso convívio de pessoa a pessoa, ou seja, no nosso trato ao nosso irmão e isso para mim tende a estar ligado ao ser pronto a ouvir, pois como eu ja disse aquele que se prepara para ouvir, que esta pronto a ouvir, sendo tardio no falar, dificilmente será fácil de irar.
  Sendo tardios ao irarmos, certamente teremos por resultado menos conflitos e um alto nível de Paz que ja poderemos desfrutar.
   Todavia e por fim temos, porque a ira do homem não opera a Justiça de Deus, Deus é amor, onde há contenda nota-se a ausência de Deus, e é uma ideia básica, se nós mesmos nos "defendemos" para que necessitamos de defesa? Mas creio que o texto diga mais precisamente que nós não somos Aptos a julgar situações, porque cada um tem sua verdade e nem todas correspondem à verdade de Deus. Deus é Justo e julga com igualdade e justiça, o homem não, o homem tenta julgar dentro de sua própria sabedoria e senso de justiça, a justiça de Deus se dá em sermos mansos e humildes.
          "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;" MT. 5-5
     A Justiça de Deus opera quando nós nos calamos para que Deus fale e aja...
     Sejamos então, prontos a ouvir, tardios em falar, tardios em irar, para que nosso irar não impeça o operar da justiça de Deus...

Esta postagem está registrada no Recanto das Letras e protegida com direitos autorais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário